A Psicologia, embora sendo um campo de conhecimento, apresenta diversas abordagens. Uma abordagem é a perspectiva teórica adotada pelos profissionais, ou seja, é a maneira pela qual eles observam e pesquisam a natureza humana.
A Psicologia Analítica (ou abordagem Junguiana), tem como objetivo investigar os indivíduos por meio de seus comportamentos e, especialmente, de seu inconsciente.
Foi criada por Carl Gustav Jung Suíço psiquiatra nascido em Keswill, em 26 de julho de 1875.

A tarefa de uma psicoterapia junguiana é proporcionar autoconhecimento!
Ter autoconhecimento não significa ser uma pessoa que não sofre ou não erra, mas sim:
“alguém que reconhece suas dores e falhas, por elas se responsabilizando.”
Definimos o “sofrimento” como a dificuldade em estabelecer conexões tanto com nós mesmos quanto com os outros. Para diminuir esse sofrimento, é necessário cuidar de aspectos da personalidade. Esses aspectos não se limitam apenas aos que temos consciência em nossa vida cotidiana, mas também incluem o que está presente em nosso inconsciente.
É imprescindível na Psicologia Analítica explorar o conteúdo inconsciente. Cada indivíduo enfrenta seus próprios desafios nesse aspecto.
Os sonhos são nossa principal forma de acesso a esse material, mas ele também se manifesta de diversas outras maneiras, como sintomas físicos ou emoções intensificadas.
No responses yet